sábado, 18 de dezembro de 2010

RECUPERAÇÃO FINAL

ATENÇÃO!!!
Todo o conteúdo da recuperação final de ciências encontra-se neste blog.
A prova acontecerá no dia 21/12/2010 (terça-feira) a partir das 13 horas.
Leve caneta azul ou preta, lápis e borracha.

BONS ESTUDOS!!!

SISTEMA ENDÓCRINO- HORMÔNIOS

Muitas funções ou disfunções do organismo são controladas pelos hormônios.
Além de produzir diversas transformações e reações no organismo, os hormônios colaboram para manter o equilíbrio interno do corpo. Eles controlam, por exemplo, a taxa de glicose do sangue e a quantidade de água e sais minerais no sangue.

AS GLÂNDULAS
Os hormônios são produzidos por glândulas especiais e lançados no sangue. Cada hormônio age em determinado tipo de tecido.
Mas nem todas as glândulas produzem hormônios. Algumas lançam seus produtos, as secreções, para fora do corpo ou dentro das cavidades de órgãos: são as glândulas exócrinas. É o caso das glândulas sudoríparas, sebáceas, lacrimais e mamárias.
Já os hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas, como a hipófise, a glândula tireóidea (tireoide), as glândulas paratireóideas (paratireoides), e as suprarrenais, e lançados no sangue.
Há ainda glândulas mistas, como o pâncreas. Ele possui uma parte exócrina, que lança o suco pancreático no intestino, e uma parte endócrina, que lança no sangue um hormônio chamado insulina.
Além de produzir hormônios sexuais, os testículos e os ovários produzem células reprodutoras: os espermatozóides e os óvulos.

HIPÓFISE
A hipófise ou glândula hípofisária está ligada ao encéfalo, na parte conhecida como hipotálamo. O hipotálamo controla a produção de hormônios da hipófise e também produz hormônios que são acumulados nessa glândula antes de serem lançados no sangue.
A hipófise produz hormônios que estimulam outras glândulas. Um deles estimula a glândula tireóidea, que passa a produzir seu próprio hormônio. Há ainda outros que estimulam as suprarrenais ou as glândulas sexuais (testículos e ovários)
A hipófise também produz o hormônio do crescimento. A falta dele na infância faz a pessoa ficar com altura muito abaixo da média.
Quando a hipófise produz o hormônio do crescimento em excesso na infância, devido a um tumor na glândula, por exemplo, ocorre o gigantismo, que pode fazer a pessoa ficar com mais de dois metros de altura. Esse tipo de problema pode ocorrer também, depois da adolescência, quando o indivíduo não pode mais crescer em altura. Nesse caso, os ossos da face, das mãos e dos pés ficam mais grossos: é a acromegalia.
A hipófise também lança no sangue o hormônio antidiurético, que facilita a reabsorção de água pelos rins. O hormônio antidiurético aumenta a proporção de água reabsorvida em certas situações. Portanto, esse hormônio diminui a perda de água na urina sempre que isso for necessário.
A hipófise produz mais dois hormônios: a prolactina, que estimula a produção de leite durante a amamentação, e a ocitocina. que estimula as contrações do útero no momento do parto, ajudando o bebê a nascer; depois, auxilia a secretar o leite quando o bebê suga o seio.

GLÂNDULA TIREÓIDEA
Localizada na frente da traqueia, a glândula tireóide produz hormônios tiroxina ou tetraiodotironina e triiodotironina. Eles fazem nosso organismo trabalhar mais rapidamente, acelerando diversas transformações químicas, principalmente a respiração celular.
Quando a glândula tireóidea trabalha mais do que o normal, isto é quando há hipertireoidismo, o coração pode bater mais rápido, a temperatura do corpo aumenta e a pessoa pode perder peso, ficar nervosa e irritada. Pode haver também um acúmulo de líquido nos tecidos, e os olhos ficam saltados, esbugalhados.
Na criança, uma diminuição na produção de hormônios - o hipotireoidismo - prejudica o crescimento e o desenvolvimento físico e mental.
No adulto, o hipotireoidismo costuma provocar diminuição do batimento cardíaco e da temperatura do corpo, e as reações e os movimentos podem ficar mais lentos. A glândula tireóidea aumenta de volume: é o bócio.

GLÂNDULAS PARATIREÓIDEAS
As glândulas paratireóideas são quatro pequenas glândulas localizadas na parte de trás da glândula tireóidea. Elas produzem o paratormônio, que regula a quantidade de cálcio no sangue. O sangue é importante para o funcionamento dos músculos e dos nervos.

SUPRARRENAIS
Também chamadas adrenais, localizam-se sobre os rins.
Produzem hormônios que controlam a taxa de sódio, de potássio e de água, bem como o consumo de glicose e de lipídios pelo organismo. Esses hormônios atuam também em situações de estresse, traumas, inflamações e alergias.
A adrenalina, outro hormônio produzido pelas suprarrenais, prepara o corpo para enfrentar situações de perigo, isto é, que nos põe em condições de lutar ou fugir.

PÂNCREAS
O pâncreas é uma glândula mista: lança suco pancreático no intestino e insulina no sangue.
A insulina ajuda a glicose, que está no sangue, a entrar nas células, onde será utilizada como fonte de energia.
O pâncreas também produz o hormônio glucagon, que tem um efeito oposto ao da insulina: quando cai a taxa de glicose no sangue, ele promove a transformação do glicogênio armazenado no fígado em glicose, que é então lançada no sangue. Com isso, a concentração de glicose se normaliza.
Se o pâncreas deixar de produzir insulina, ou passar a fabricar uma quantidade insuficiente desse hormônio, ou ainda se as células do corpo não reagirem à insulina produzida, a glicose se acumula no sangue e sua taxa aumenta: é a doença conhecida como diabetes melito.