segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A PELE




A pele é forma por duas camadas. A camada de cima da pele, formada pelo tecido epitelial, é a epiderme. Ela apresenta várias camadas de células, como se fossem vários tapetes dispostos uns sobre os outros. Essa união e arrumação de células garante uma das funções mais importantes da pele: a proteção do corpo.
A camada mais externa da epiderme é formada por células mortas com grande quantidade de um tipo de proteína no citoplasma: a queratina.
A queratina é uma proteína que impermeabiliza o corpo. Ela evita a perda de água e o protege contra a desidratação - um risco constante para os animais terrestres. Também protege o corpo contra a ação de bactérias e outros microrganismos.
Em locais sujeitos a muito atrito, como a sola do pé, a camada de queratina é bastante grossa. E pode tornar ainda mais grossa, e até formar calos, com o roçar constante da pele nos sapatos.
A cada dia, milhões de células mortas, cheias de queratina, se desprendem da epiderme - perdemos cerca de 15 gramas de células epiteliais por dia. Mas as células vivas das camadas mais profundas da epiderme estão constantemente de dividindo e substituindo as que foram perdidas, de modo que nossa pele está sempre se renovando.
Nas camadas mais profundas, encontramos também células que fabricam a melanina (os melanócitos), uma substância escura que protege a pele contra os raios ultravioleta do sol e dá cor à pele. Quanto mais melanina uma pessoa tiver, mais escura será sua pele e maior sua proteção contra os raios ultravioleta. A exposição ao sol aumenta a produção de melanina na pele.
Algumas pessoas, chamadas albinas, não produzem melanina, por isso a pele e os cabelos delas são muito claros. Trata-se de uma deficiência genética, isto é, essas pessoas não têm o gene responsável pela produção de melanina. E assim ficam menos protegidas contra o sol. Seus cabelos são muito claros por causa da incapacidade de os melanócitos da base do pelo produzirem melanina.
A DERME E O TECIDO ADIPOSO
A derme é um tipo de tecido conjuntivo que fica embaixo da epiderme. É formada por células mergulhadas em uma substância gelatinosa que contém fios de proteínas, as fibras. Uma dessas fibras é feita de uma proteína chamada colágeno. As fibras dão resistência e elasticidade à pele. A derme possui também vasos sanguíneos, nervos e células que defendem o organismo contra os micróbios invasores.
Embaixo da derme há uma camada de outro tipo de tecido conjuntivo, a hipoderme, com muitas células cheias de gordura, denominadas células adiposas. O conjunto de células adiposas forma o tecido adiposo.
A hipoderme liga a pele aos outros órgãos e contém cerca de metade das reservas de gordura do corpo. Além de servir de reserva energética, o tecido adiposo protege o corpo contra choques e ajuda na manutenção da temperatura do corpo.
O SUOR
As glândulas sudoríparas produzem o suor, que é formado por água, sais, ureia e outras substâncias. Embora elimine um pouco de ureia, a principal função do suor é impedir que a temperatura do corpo aumente muito.
PARASITAS DA PELE
- Micose - fungos
- Pediculose - piolhos
- Sarna ou escabiose - ácaro
- Bicho-geográfico
- Herpes simples e herpes-zoster (cobreiro)
- Verrugas (vírus)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SISTEMA EXCRETOR

O sistema excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.


O sistema urinário é formado por um par de rins e pelas vias uriníferas, compostas por um par de ureteres, a bexiga urinária e a uretra.

RINS

São órgãos de cor marrom-avermelhada, com forma de grão de feijão e cerca de 10 centímetros de comprimento, localizados na parte posterior da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. O rim direito posiciona-se um pouco mais abaixo do que o esquerdo. Sobre os rins localizam-se as glândulas endócrinas suprarenais.

NÉFRONS

São as unidades responsáveis pela formação da urina, localizadas dentro dos rins

URETERES, BEXIGA URINÁRIA E URETRA

Ureteres são tubos que conduzem a urina do rim à bexiga urinária. Cada ureter parte de cada rim descendo pela parede posterior do abdome e desembocando na parte lateral posterior da bexiga urinária. Ureteres realizam movimentos peristálticos, que facilitam a condução da urina em seu interior.

A bexiga urinária é uma bolsa de parede muscular localizada na cavidade pélvica. A bexiga dos homens posiciona-se imediatamente à frente do reto; nas mulheres, entre a bexiga e o reto, localiza-se o útero. A função da bexiga é armazenar a urina, que flui continuamente dos ureteres, até sua eliminação do corpo. A bexiga de uma pessoa adulta tem capacidade para armazenar cerca de 300ml de urina.

Uretra é o tubo que comunica a bexiga urinária ao meio externo. No sexo masculino, a uretra mede cerca de 18 cm de comprimento e também faz parte do sistema genital.

A uretra feminina tem cerca de 3cm de comprimento e, diferentemente da uretra masculina, é exclusiva do sistema urinário.

Os rins exercem rigoroso controle de qualidade sobre o sangue, mantendo diferentes substâncias em suas quantidades normais. Quando a concentração de alguma substância no sangue aumenta muito, os rins rapidamente eliminam o excesso. Se uma pessoa bebeu muito líquido, por exemplo, seus rins produzem uma urina diluída e abundante, eliminando assim o excesso de água. Se o sangue de uma pessoa tem muito açúcar, ou muito sal, ou se a quantidade de hormônios está acima do normal, os excessos dessas substâncias são eliminados na urina.

http://www.ajudaalunos.com/quiz/Rinsquiz.htm
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm