Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.
O sistema urinário é formado por um par de rins e pelas vias uriníferas, compostas por um par de ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
RINS
São órgãos de cor marrom-avermelhada, com forma de grão de feijão e cerca de 10 centímetros de comprimento, localizados na parte posterior da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. O rim direito posiciona-se um pouco mais abaixo do que o esquerdo. Sobre os rins localizam-se as glândulas endócrinas suprarenais.
NÉFRONS
São as unidades responsáveis pela formação da urina, localizadas dentro dos rins
URETERES, BEXIGA URINÁRIA E URETRA
Ureteres são tubos que conduzem a urina do rim à bexiga urinária. Cada ureter parte de cada rim descendo pela parede posterior do abdome e desembocando na parte lateral posterior da bexiga urinária. Ureteres realizam movimentos peristálticos, que facilitam a condução da urina em seu interior.
A bexiga urinária é uma bolsa de parede muscular localizada na cavidade pélvica. A bexiga dos homens posiciona-se imediatamente à frente do reto; nas mulheres, entre a bexiga e o reto, localiza-se o útero. A função da bexiga é armazenar a urina, que flui continuamente dos ureteres, até sua eliminação do corpo. A bexiga de uma pessoa adulta tem capacidade para armazenar cerca de 300ml de urina.
Uretra é o tubo que comunica a bexiga urinária ao meio externo. No sexo masculino, a uretra mede cerca de 18 cm de comprimento e também faz parte do sistema genital.
A uretra feminina tem cerca de 3cm de comprimento e, diferentemente da uretra masculina, é exclusiva do sistema urinário.
Os rins exercem rigoroso controle de qualidade sobre o sangue, mantendo diferentes substâncias em suas quantidades normais. Quando a concentração de alguma substância no sangue aumenta muito, os rins rapidamente eliminam o excesso. Se uma pessoa bebeu muito líquido, por exemplo, seus rins produzem uma urina diluída e abundante, eliminando assim o excesso de água. Se o sangue de uma pessoa tem muito açúcar, ou muito sal, ou se a quantidade de hormônios está acima do normal, os excessos dessas substâncias são eliminados na urina.
http://www.ajudaalunos.com/quiz/Rinsquiz.htm
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário