As substâncias orgânicas e o gás oxigênio utilizados na respiração celular chegam às células pelo sangue que circula nos capilares sanguíneos. É também pelo sangue que as excreções e o gás carbônico produzidos pelas células são levados aos órgãos encarregados de eliminá-los do corpo. As excreções, principalmente a uréia, são eliminadas pelos rins. O gás carbônico, por sua vez, é eliminado nos pulmões, ao mesmo tempo em que o sangue se abastece de gás oxigênio. Esse processo de trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue, que ocorre nos pulmões, constitui a respiração pulmonar. Portanto, o termo respiração é empregado em dois níveis: celular e pulmonar.
- Componentes do sistema respiratório
O sistema respiratório humano compõe-se de um par de pulmões de uma série de condutos por onde o ar circula. Esses condutos denominados vias respiratórias são: cavidades nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e os bronquíolos. A traquéia divide-se em dois grandes ramos: os brônquios, que penetram um em cada pulmão, ramificando-se em tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. A extremidade de cada bronquíolo termina em estruturas de paredes finas e ocas, os alvéolos pulmonares.
As cavidades nasais começam nas narinas e terminam na faringe. As células que revestem e protegem as cavidades nasais produzem diariamente um muco que escorre continuamente para o fundo da garganta, sendo engolido junto com a saliva. O muco umedece as vias respiratórias e retém partículas sólidas e bactérias presentes no ar que inspiramos. Funcionando como um filtro. Nas cavidades nasais, o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Por isso é importante respirar sempre pelo nariz, principalmente no inverno. Quando respiramos pela boca, nossas vias respiratórias ressecam-se e resfriam-se, tornando-se suscetíveis a infecções e inflamações. No teto das cavidades nasais há células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.
Quando respiramos, o ar entra pelas narinas, passa pelas cavidades nasais e chega à faringe, um canal compartilhado pelos sistemas digestório e respiratório. Da faringe o ar é conduzido para a laringe, um órgão constituído por peças cartilaginosas articuladas. Uma das partes cartilaginosas da laringe é uma saliência na parte anterior do pescoço, mais desenvolvida nos homens que nas mulheres, conhecida popularmente como pomo-de-adão. A entrada da laringe é chamada de glote. Acima da glote há uma lingueta de cartilagem, a epiglote, que funciona como válvula. Quando engolimos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote, impedindo que o alimento engolido penetre nas vias respiratórias e cause engasgamento. O revestimento interno da laringe tem pregas vocais, que podem produzir sons durante a passagem de ar. A ação combinada da laringe, boca, língua e nariz podem produzir diversos tipos de som.
ATIVIDADES:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm
http://www.eb12-vp-ancora.rcts.pt/projecto/cnt/sistema_respiratorio.htm
http://aguaavista.com.sapo.pt/1activ6/Sistema_respiratorio.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário