sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Os trilhões de células que constituem nosso corpo precisam de água e de variados tipos de nutriente, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Para atender a essas necessidades, comemos várias vezes por dia e ventilamos os pulmões mais de 3 mil vezes diariamente, inalando e exalando nada menos que 10.000L de ar. Os nutrientes absorvidos no intestino delgado e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos às células pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de tubos - vasos sanguíneos e vasos linfáticos - pelos quais circulam, respectivamente, o sangue e a linfa. O movimento do sangue nos vasos deve-se principalmente à atividade bombeadora do coração.
Nossas células eliminam continuamente produtos indesejáveis que se formam em seu metabolismo, principalmente gás carbônico e substâncias nitrogenadas. Essas substâncias, as excretas, são eliminadas pelas células no sangue. Ao passar pelos pulmões, o sangue elimina o gás carbônico do corpo, ao mesmo tempo em que absorve gás oxigênio. As substâncias nitrogenadas que as células eliminaram no sangue, por sua vez, são absorvidas pelas células do fígado e transformadas em uréia. Esta é lançada de volta no sangue, que a transporta até os rins. Estes, por sua vez, eliminam a uréia do corpo na urina. Além de transportar alimento, gases e excreções, o sistema cardiovascular também, transporta hormônios dos locais em que estes são produzidos, as glândulas endócrinas, até as células sobre as quais eles atuam.
Outras funções importantes da circulação sanguínea são a defesa contra agentes invasores e auxiliar a manutenção da temperatura corporal. No sistema cardiovascular circulam glóbulos brancos que identificam substâncias estranhas e se encarregam de combatê-las.
O sistema cardiovascular participa da regulação de nossa temperatura corporal. Quando esta aumenta, os vasos sanguíneos da pele se dilatam, aumentando a quantidade de sangue nela circulante. Com isso, aumenta a irradiação de calor para o ambiente, com consequente resfriamento do corpo.Se a temperatura corporal abaixar, os vasos sanguíneos da pele se contraem e a circulação periférica diminui, com consequente redução da perda de calor.

RESUMO DAS FUNÇÕES:
a) transporte de nutrientes necessários à alimentação das células;
b) transporte de gás oxigênio necessário à respiração celular;
c) remoção de gás carbônico produzido na respiração celular;
d) remoção das excreções (principalmente amônia e uréia) resultantes do metabolismo celular;
e) transporte de hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas;
f) transporte de células e de anticorpos responsáveis pelo combate a agentes estranhos que invadam o corpo;
g) regulação da temperatura corporal.

O esquema acima mostra o coração humano com alguns dos principais vasos sanguíneos e suas relações com alguns órgãos internos.

O coração de uma pessoa adulta tem o volume aproximado da mão fechada do indivíduo e massa de cerca de 400g, sendo capaz de impulsionar cerca de 70ml de sangue a cada contração.

Ao átrio direito chegam a veia cava superior, que traz o sangue venoso da cabeça e dos membros anteriores, e a veia cava inferior, que traz o sangue venoso do restante do corpo.

Ao mesmo tempo, ao átrio esquerdo chegam as veias pulmonares transportando o sangue que foi oxigenado nos pulmões.

Os dois átrios se contraem e o sangue passa para os ventrículos correspondentes: do átrio direito o sangue venosso passa para o ventrículo direito, e do átrio esquerdo o sangue arterial passa para o ventrículo esquerdo. A seguir, os dois ventrículos se contraem e o sangue venoso do ventrículo direito é conduzido para a artéria pulmonar para ser oxigenado nos pulmões, e o sangue arterial do ventrículo esquerdo é conduzido para a artéria aorta e distribuído para todo o corpo.

Entre o átrio direito e o ventrículo direito encontra-se a válvula tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo há a válvula mitral. Essas válvulas impedem que o sangue impulsionado com força e pressão pelos ventrículos retorne para os átrios. Na abertura da artéria pulmonar no ventrículo direito há a válvula pulmonar, e na abertura da aorta no ventrículo esquerdo encontra-se a válvula mitral. Elas impedem o retorno do sangue aos ventrículos.

Sites com atividades. Não deixe de acessar. Muito bom!

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/debora_conforto/circulacao/index_circula.htm
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/

VIDEO SOBRE O SISTEMA CIRCULATÓRIO

http://www.youtube.com/watch?v=n6CQvWiJxgM

2 comentários:

  1. esse video ta em ingres bota outro esse aqui e bom tem professor online explicando www.colegioweb.com.br/biologia/a-digestao-humana

    ResponderExcluir
  2. oi professora fiz o jogo que vc me pediu,vou te mandar ele via imagens pra ver se vc gosta viu.mas me passa seu email pra mim te mandar viu.

    ResponderExcluir