segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Todas as célula do corpo humano executam respiração celular, processo que ocorre no interior das mitocôndrias. Nesse processo, substâncias orgânicas reagem com gás oxigênio (O2), liberando energia, que é utilizada pela célula em seus processos vitais. Os produtos da respiração celular são água (H2O) e gás carbônico (CO2); a água formada é reutilizada pela célula, mas o gás carbônico não tem utilidade para o organismo, e é eliminado do corpo.
As substâncias orgânicas e o gás oxigênio utilizados na respiração celular chegam às células pelo sangue que circula nos capilares sanguíneos. É também pelo sangue que as excreções e o gás carbônico produzidos pelas células são levados aos órgãos encarregados de eliminá-los do corpo. As excreções, principalmente a uréia, são eliminadas pelos rins. O gás carbônico, por sua vez, é eliminado nos pulmões, ao mesmo tempo em que o sangue se abastece de gás oxigênio. Esse processo de trocas gasosas entre o ar atmosférico e o sangue, que ocorre nos pulmões, constitui a respiração pulmonar. Portanto, o termo respiração é empregado em dois níveis: celular e pulmonar.
  • Componentes do sistema respiratório

O sistema respiratório humano compõe-se de um par de pulmões de uma série de condutos por onde o ar circula. Esses condutos denominados vias respiratórias são: cavidades nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e os bronquíolos. A traquéia divide-se em dois grandes ramos: os brônquios, que penetram um em cada pulmão, ramificando-se em tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. A extremidade de cada bronquíolo termina em estruturas de paredes finas e ocas, os alvéolos pulmonares.

As cavidades nasais começam nas narinas e terminam na faringe. As células que revestem e protegem as cavidades nasais produzem diariamente um muco que escorre continuamente para o fundo da garganta, sendo engolido junto com a saliva. O muco umedece as vias respiratórias e retém partículas sólidas e bactérias presentes no ar que inspiramos. Funcionando como um filtro. Nas cavidades nasais, o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Por isso é importante respirar sempre pelo nariz, principalmente no inverno. Quando respiramos pela boca, nossas vias respiratórias ressecam-se e resfriam-se, tornando-se suscetíveis a infecções e inflamações. No teto das cavidades nasais há células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.

Quando respiramos, o ar entra pelas narinas, passa pelas cavidades nasais e chega à faringe, um canal compartilhado pelos sistemas digestório e respiratório. Da faringe o ar é conduzido para a laringe, um órgão constituído por peças cartilaginosas articuladas. Uma das partes cartilaginosas da laringe é uma saliência na parte anterior do pescoço, mais desenvolvida nos homens que nas mulheres, conhecida popularmente como pomo-de-adão. A entrada da laringe é chamada de glote. Acima da glote há uma lingueta de cartilagem, a epiglote, que funciona como válvula. Quando engolimos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote, impedindo que o alimento engolido penetre nas vias respiratórias e cause engasgamento. O revestimento interno da laringe tem pregas vocais, que podem produzir sons durante a passagem de ar. A ação combinada da laringe, boca, língua e nariz podem produzir diversos tipos de som.


ATIVIDADES:

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm

http://www.eb12-vp-ancora.rcts.pt/projecto/cnt/sistema_respiratorio.htm

http://aguaavista.com.sapo.pt/1activ6/Sistema_respiratorio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário